Aula Experimental
 
Instruções Táticas - 10 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Suzana Silva   
Qui, 12 de Abril de 2012 12:07

Instrução Revista Tênis – Série "Táticas Básicas de Simples e Duplas" por Suzana Silva

Jogue duplas!

Uma das grandes, senão a maior alegria dos amantes brasileiros do tênis em 2008 foi o grande desempenho da dupla formada pelos mineiros André Sá e Marcelo Melo. Por pouco ficaram de fora do Masters, evento que reúne as oito melhores duplas do mundo. Foi uma oportunidade para estarmos juntos de novo com os olhos e o coração grudados na telinha, torcendo pelo Brasil fazer bonito. E fizemos!

A dupla de brazucas é muito afinada, dá prazer de assistir, e de quebra podemos acompanhar uma série de manobras, golpes e variações táticas completamente particulares, que só uma boa partida de duplas pode dar ao expectador.

A variação tática que o jogo de duplas promove é justamente a razão para orientarmos o leitor a vencer a timidez e convidar mais três pessoas para uma partida com diversão e emoção garantidas. Seguindo nossas orientações básicas em três capítulos você tem tudo para fazer bonito!

Conheça seu parceiro!
Antes de a partida começar, é importante conhecer as preferências de cada componente da dupla, seus pontos fortes e fracos, se gosta de jogar na frente ou atrás, se é destro ou canhoto, para definir a posição na quadra quando estiverem respondendo ao saque adversário. Como regra geral, o jogador mais forte da dupla joga do lado da vantagem, pois ali serão definidos os pontos mais importantes. Se o nível e a confiança forem semelhantes, fica no lado da vantagem o tenista com o melhor golpe backhand ou que seja canhoto. Também é bom definir neste momento quem fica com as bolas que serão rebatidas entre os dois – geralmente a preferência é dada ao jogador que realizará o forehand. Finalmente, o melhor sacador da dupla saca primeiro na partida.

Comunique-se!
Mesmo tendo combinado algumas coisas anteriormente, durante o ponto você pode orientar seu parceiro, "Deixa!", "Sua!", "Volta!". Ao final de cada ponto vocês podem conversar sobre algo que irão fazer no próximo. Também é importante saber como incentivar: há pessoas que gostam de incentivo constante, outras gostam de ficar mais "na delas". Veja o que funciona para vocês! O importante é manter o canal comunicação aberto e fluente .

A quadra é maior: use-a!
O corredor de duplas deve ser usado numa partida de duplas! Isto parece óbvio, mas poucos se lembram de fazê-lo. Golpear bolas cruzadas na direção do corredor adversário ajuda a abrir espaços na quadra que podem ser usados para um voleio ou smash de finalização pelo seu parceiro.

Tenha uma mentalidade ofensiva!
Quanto antes você ou seu parceiro subirem à rede, melhor. Desta maneira, seus adversários terão menos espaços para golpear bolas fora do seu alcance, e provavelmente cometerão mais erros ou levantarão as bolas para tentar passar sua dupla por cima. Vale a pena investir um pouco de tempo das suas sessões de treino aperfeiçoando voleios e smahses. Um bom smash tem grande efeito moral!

 
 
 
Wilson
Bourbon
Tenis Brasil
Jairo
CBT