Aula Experimental
 
Instruções Táticas - 11 PDF Imprimir E-mail
Escrito por Suzana Silva   
Qui, 12 de Abril de 2012 12:24

Instrução Revista Tênis – Série "Táticas Básicas de Simples e Duplas"

Jogue duplas! Parte 2: Posicionamento em quadra

Nosso segundo capítulo da série de táticas básicas de duplas fala sobre o posicionamento em quadra. Se você já assistiu a uma partida de duplas profissional com atenção, percebeu que as posições dos jogadores variam bastante, e que o jogo é bem movimentado. Mesmo quem não pega na bola por algumas trocas nunca está parado. Já percebeu? Os princípios básicos que regem um bom posicionamento são:
- não deixar espaços vazios entre você e seu parceiro;
- avançar conforme as bolas do seu parceiro são mais ofensivas;
- recuar caso seu parceiro tenha dado uma bola muito fácil para os adversários, principalmente se estiverem na rede.
- funcionar como um time, ou seja, cobrir seu parceiro quando a situação apertar!
Vamos aos posicionamentos básicos:

O posicionamento do sacador é diferente do jogo de simples!
Quando você for sacar em duplas, posicione-se na metade da distância entre a marca central e a linha lateral de duplas. Desta maneira você ficará bem posicionado para receber, mesmo que a resposta de saque venha bem angulada para o corredor de duplas.
O posicionamento do jogador da rede varia se a dupla saca ou recebe.
Se o seu parceiro saca razoavelmente bem, sua posição é junto à rede. Desta forma você pode interceptar a resposta de saque adversária rapidamente e até finalizar o ponto. Quando seu parceiro recebe o saque, sua posição é próxima da linha de saque, e, se a resposta do seu parceiro for bem ofensiva, você se aproxima mais da rede.
O posicionamento do jogador do fundo é pouco atrás da linha de fundo.
Um erro muito comum em jogadores iniciantes é ser pego na área que chamamos de "mata-burro": nem estão posicionados para realizar um voleio ofensivo, nem para golpear do fundo de maneira adequada. Se você começar o ponto no fundo e receber uma bola curta, corra para rebater e continue a corrida para se posicionar junto à rede.
Você e seu parceiro podem trocar de lado durante um ponto.
Você está jogando no fundo e seu parceiro junto à rede. Caso seu parceiro seja passado por cima (lob), você pode – aliás, deve! - buscar a bola dele. Para a quadra não ficar vazia do outro lado, seu parceiro de rede corre para fechar o lado que ficou aberto.
Estando os dois no fundo ou na frente, procurem monitorar o espaço entre si.
Imagine que há um "cano invisível" unindo você e seu parceiro. Por exemplo, se a dupla adversária der uma bola muito angulada no corredor da vantagem e seu parceiro for buscar, mova-se com ele para esse lado. Assim vocês evitam deixar um espaço muito aberto no meio, que seria um alvo fácil para os adversários.
Você pode entrar na bola direcionada ao seu parceiro (poaching)
Caso você esteja na rede, e percebeu que a bola dirigida ao seu parceiro que está no fundo vem lenta é dá para entrar e fazer o voleio de finalização, entre! Esta jogada chama-se "poaching", que em Português significa interceptar. Você vai interceptar bolas dirigidas ao seu parceiro quando avaliar que dará para matar o ponto, do contrário será conhecido no seu clube como "fominha"....


Estratégia de saque e resposta de saque
Colocar o primeiro saque é muito importante. Quanto mais fundo no quadrado melhor.
Como você pode preparar o ponto para seu parceiro no saque?
A resposta de saque também é muito importante para preparar o ponto para o parceiro. No nível iniciante e intermediário, valem as respostas bem anguladas ou bem fundas e cruzadas.
Nos níveis mais avançados, o adversário pode sacar e subir, portanto variações como responder no pé ou com um lob também precisam ser aprendidas e praticadas.

 
 
 
Wilson
Centro Santista
Revista Tênis
Jairo
CBT