Aula Experimental
 
10 dicas para começar a jogar Tênis PDF Imprimir E-mail
Escrito por Suzana Silva   
Qua, 13 de Junho de 2012 12:19
Escolha um bom professor
O professor é um facilitador do seu processo, e o ajudará a prevenir lesões futuras.  Certifique-se de que é Capacitado e que possui um programa de aulas bem organizado.  Ele deve ser capaz de dar informações específicas sobre como melhorar.

Divirta-se no processo de aprendizado

Você está aprendendo um jogo e a idéia é levar um estilo de vida mais saudável e se divertir, certo?  Os erros fazem parte do processo, aprenda com eles mantendo o bom humor.

Para aprender, sistema Play and Stay
Use as bolas lentas (vermelha, laranja e verde) nas quadras proporcionais para aprender e para praticar.  Você trocará mais bolas, fará um bom aeróbico e se desenvolverá técnica e taticamente mais rápido.

Para praticar, use o paredão.  Com as bolas lentas
Não ter adversários disponíveis não é desculpa para não praticar.  O paredão é o melhor amigo do tenista.  Faça desafios progressivos com você mesmo (devolver dez bolas pelo lado dominante, devolver dez bolas pelo não dominante, combinar os lados em dez bolas...).

Mexa bem as pernas
Você verá que rebater é fácil, o difícil é ajustar-se na distância adequada da bola, rebater uma bola durante a corrida, saltar para um voleio, sair da inércia para retornar um saque...

Potência não é nada sem controle
O importante no início é controlar a bola: passar por cima da rede, direcionar, aprofundar, controlar seus efeitos (nesta ordem).  Potência é o ultimo estágio do processo.

Não imite os profissionais em tudo
“Mas o Nadal bate assim...” Quando você imita um profissional não sabe que cada movimento e cada maneira de empunhar a raquete dependem do biótipo do atleta, tipo de piso onde se realiza o jogo e intenção tática do golpe.  Ouça seu professor: ele lhe indicará um estilo adequado ao seu corpo e ao seu jogo.

Jogue com adversários diferentes, homens e mulheres.
Quanto mais adversários diferentes enfrentar, mais inteligente taticamente você ficará.  Informe-se em seu clube ou academia quais os tenistas do seu nível e desafie um a um.  

Se você é adulto e vai começar, condicione-se um pouquinho.
Aproveite o embalo do seu novo esporte para caprichar no condicionamento físico.  Pernas, tronco e membros superiores precisam se fortalecer para que você possa jogar por mais tempo sem se machucar.

Tênis adequado é um investimento importante.  
Os sapatos esportivos para correr e caminhar não são adequados para a prática do tênis.  Por serem mais altos desfavorecem a estabilidade lateral dos pés, e você pode torcer o tornozelo.  Quanto às raquetes, seja atento às indicações do seu professor.
 
 
 
Oakley
Bourbon
Revista Tênis
Docha
CBT