Aula Experimental
 
Quebrando Mitos
Qua, 03 de Outubro de 2012 00:00

O treinador norte americano John Yandell - que entre outros talentos dirigiu e gravou o vídeo "The Winning Edge", todo feito em uma quadra de tênis montada num estúdio preto, estrelando os então melhores do mundo John McEnroe e Ivan Lendl no final dos anos 80 -  foi um dos primeiros profissionais do ensino do tênis que alertou para a capacidade aumentada de aprendizado do tênis através de imagens.

Hoje um conhecimento generalizado no mundo esportivo, assistir aos movimentos dos tenistas profissionais em câmera lenta é um recurso cada vez mais utilizado no processo ensino-aprendizagem do tênis, e foi essa a idéia que norteou a criação da série “Quebrando Mitos do Tênis”.

A série recebe esse nome porque durante muitos anos, antes das super câmeras lentas, os professores passaram informações incorretas sobre a técnica dos golpes do tênis para seus alunos, desmistificados aqui pela professora Suzana Silva.

"O esporte está em constante evolução: as raquetes mais leves, os tenistas fisicamente mais fortes e resistentes, o jogo muito mais rápido, criando novas adaptações e maneiras de golpearmos as bolas.  Queremos que os tenistas usem seu corpo de maneira a se divertirem mais com mais eficiência menos lesões, e para isso instrução de qualidade é essencial", diz Suzana.

As dicas são curtas, para que  o internauta foque sua atenção no ponto principal do golpe escolhido e olhe muitas vezes a câmera lenta.  Acontece então um processo dentro do cérebro muito interessante: as imagens passam do córtex visual ao córtex motor rapidamente, e se transformam em melhor performance.  Mas, atenção: ninguém vai melhorar seu jogo sentado no sofá,  então mãos à obra!  Saia para praticar o golpe, com bastante repetição, e de preferência com o apoio de algum instrutor ou amigo que possa informar se o golpe está caminhando na direção desejada.

A série Quebrando Mitos é apresentada pelos óculos esportivos Oakley e produzida por Suzana Silva Promoções e  Oakley Sports. Direção e apresentação de Suzana Silva, câmeras e edição de Marcelo Pelosini, e a participação dos atletas/instrutores Luciano Lima, Leandro Cavalcanti e Caroline Leão.

 
 
 
Wilson
Bourbon
Tenis Brasil
Docha
ITN